OBJETIVOS,

PÚBLICO ALVO

O Programa de Qualificação Profissional e Sociocultural beneficiarão adolescentes e jovens de 16 a 35 anos que estejam estudando ou que concluíram e que estejam em situação de desemprego e sejam membros de famílias com renda mensal per capita de até um salário mínimo, que, em virtude de suas condições sócio-econômicas, têm maior dificuldade de inserção na atividade produtiva, ou seja, de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho.

OBJETIVO GERAL

Capacitar os jovens no que concerne a seu ingresso e permanência no mercado de trabalho, promover a criação de oportunidades de trabalho, assim como promovê-los na arte e cultura e emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva. Com a finalidade de ajudar adolescentes e jovens a conquistarem o mercado de trabalho, o curso abordará questões relacionadas à qualificação pessoal e profissional, dicas para entrevistas, oratória, marketing pessoal, liderança, desenvolvimento social, ação voluntariado, cidadania, autoconhecimento, postura e etiqueta profissional, entre outros.


OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Agregar, capacitar e certificar os jovens que participarão do curso; Versar sobre as possibilidades reais de emprego nesta cidade, indicando os participantes que obtiverem destaque durante o curso; Promover a criação de oportunidades de trabalho, emprego e renda para os jovens em situação de maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, por meio da qualificação sócio-profissional com vistas à inserção na atividade produtiva. Nuançar a preocupação da atual gestão municipal para com as políticas públicas de juventude no que diz respeito a geração de emprego a arte e cultura; Promover ações que contribuam para o reconhecimento e valorização dos direitos humanos da cidadania e com a redução das desigualdades.

QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL, SOCIOCULTURAL E INCLUSÃO DIGITAL

Como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação e inserção dos jovens no mundo do trabalho. O Programa de Qualificação Profissional e Sociocultural utilizará a metodologia dos arcos ocupacionais, que já que, trabalham com projetos de qualificação de jovens. Os arcos ocupacionais abrangem as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio e prestação de serviço), garantindo assim um maior campo de atuação, visando aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos jovens. Durante a execução das ações de Qualificação Profissional e Sociocultural, serão abordados temas transversais como empreendedorismo e economia solidária, eqüidade de gênero, gestão pública, terceiro setor. Na programação dos cursos, o conteúdo da qualificação social será o primeiro a ser ministrado, e, na sequência, o conteúdo da qualificação profissional. A juventude passa pelo momento apropriação utilização capacitação permanente das tecnologias de informação e comunicação um dos grandes desafios para o mundo do trabalho neste século 21 é o de democratizar essas transformações tornando estes instrumentos acessíveis para todos jovens para que possa facilitar o ingresso no mercado de trabalho.



CARGA HORÁRIA

O Programa de Qualificação Profissional e Sociocultural têm uma carga horária de 60 horas/aula sendo 12 horas/aula de Qualificação Social e 12 horas/aula de Qualificação Profissional. O curso terá duração de duas semanas (sextas-feiras) e foi dividido em oitos módulos. O primeiro aborda palestras com apresentação do curso e apresentação individual: O segundo módulo aborda palestra com formação de currículo e carta de apresentação. O terceiro módulo aborda técnicas de dinâmicas. As dinâmicas de grupo, são parte muito importante de todo o processo e podem gerar a desclassificação do candidato, normalmente são feitas duas ou mais dinâmicas que variam de acordo com o perfil necessário para cada.

METODOLOGIA

A metodologia aplicada constitui-se na realização de cursos ministrados por palestrantes que abordarão temas relacionado à orientação profissional e Sociocultural, desenvolvendo social e ação comunitária com a participação principalmente da juventude intrínsecas ao processo de busca e conquista da entrada no mercado de trabalho. O Curso terá a carga horária equivalente a 24 (vinte e quatro) horas, divididas em oito módulos. Tais encontros ocorrerão uma vez por semana, no final da semana pela ONG. As palestras contarão com recursos audiovisuais a fim de dinamizar e otimizar as palestras, que a rigor seguirão a proposta do curso. Como elemento orientador e facilitador do processo de qualificação e inserção dos jovens no mundo do trabalho. O Programa de Qualificação Profissional e Sociocultural utilizará a metodologia dos arcos ocupacionais, que já que trabalham com projetos de qualificação de jovens. Os arcos ocupacionais abrangem as esferas da produção e da circulação (indústria, comércio, mercado e prestação de serviço), garantindo assim um maior campo de atuação, visando aumentar as possibilidades de inserção ocupacional dos jovens. Durante a execução das ações de qualificação social e profissional serão abordados temas transversais como empreendedorismo e economia solidária, eqüidade de gênero, gestão pública, terceiro setor dança, arte, cultura e peça teatral. Na programação dos cursos, o conteúdo da qualificação social será o primeiro a ser ministrado, e, na seqüência, o conteúdo da qualificação profissional e seguida arte e cultura. As palestras são expositivas, primando pela participação dos presentes, endossando a proposta de criar um diálogo entre ministrantes e ouvintes.

Comentários